Mantenha uma vida saudável, cuidando do corpo e da alma
Quando falamos em vida saudável, nos referimos ao cuidado com o todo: corpo e alma, ou seja, a totalidade do ser humano.
Vida saudável: uma escolha diária
Sabemos que grande parte dos relatos de ansiedade e dificuldades com autoestima se dão porque o corpo não está saudável. E se o corpo está fraco, o funcionamento mental também se altera, prejudicando a vida e as relações pessoais.
Quando fazemos exercícios físicos, por exemplo, estamos dizendo ao nosso corpo e também ao intelecto que decidimos assumir uma postura ativa diante da vida, buscando fortalecer os pulmões, os músculos, mas também a vontade!
Ouça a playlist especial que preparamos: Tudo vai ficar bem
E a constância, dia após dia, nos torna mais fortes e maduros, conscientes da necessidade de controlar o corpo, para aprender a controlar nossos desejos e emoções.
A ideia é focar no corpo e na mente todos os dias, com um propósito firme para melhorar a saúde física e a saúde mental.
Autoconhecimento e autorresponsabilidade
Tenha em mente que fortalecendo o corpo, você fortalece também o espírito. Da mesma forma que fortalecemos a imunidade quando nos alimentamos bem, é preciso fortalecer a alma, cuidando das emoções.
Busque ser uma pessoa melhor a cada dia, para que haja conexão entre seu corpo, sua mente e seu espírito.
Sabendo que as emoções atuam diretamente sobre o corpo, fica fácil identificar quando elas estão em desordem. Uma palpitação do coração numa situação de medo ou até mesmo o rubor da face no momento da raiva, nos levam a perceber o quanto o emocional reflete no físico. E dessa forma, uma mudança de vida pode também acontecer a partir das experiências corporais.
Tome consciência de como você está hoje, com relação ao corpo e a maturidade emocional, e como deseja estar daqui um ano. Escreva seu objetivo e comece a dar os passos que precisa para alcançar a mudança que deseja.
Não se esqueça que tudo isso vai exigir de você um grandiosíssimo esforço, muito suor e talvez lágrimas. Mas não desista, seja perseverante. E no próximo ano, quem sabe, você possa me contar suas conquistas!
Por fim, uma dica: ao estabelecer suas metas, crie hábitos simples e possíveis de serem praticados. Estes lhe permitirão desfrutar de uma boa saúde física, emocional e espiritual.
Leia também: 10 Atitudes para tornar o meu dia melhor
Patrícia Marques
Psicóloga e consagrada à Aliança como Missionária no Mundo
0 Comments