Bioconstrução, a alternativa ecológica para os lares na Cidade Rahamim
“Uma cidade à medida da humanidade”. (Pe. João Henrique)
Os primeiros acolhidos
No último sábado, dia 12 de setembro, foi realizado no terreno da Cidade Rahamim, em Salto-SP, um encontro com os primeiros ‘Filhos da Aliança’ que farão o caminho de reinserção dentro do projeto, e o Comitê organizador da Cidade Rahamim.
Este encontro teve o objetivo de reunir todos os envolvidos na construção das primeiras casas do terreno. Por ser um projeto grande e com várias frentes, foi decidido que as primeiras casas irão compor uma espécie de amostra (um “showroom”), sendo um modelo da técnica de construção a ser desenvolvida (também chamada de “bioconstrução“, com materiais locais).
Aprendizado da técnica
O trabalho será desenvolvido por construtores com experiência na utilização da técnica, que já desenvolvem cursos de capacitação na área. A aplicação será uma prática do método, como um “curso técnico”, com participação de três jovens inicialmente convidados, em forma de aprendizado e posterior replicação do método (sendo formados para que possam formar a outros, com o mesmo conhecimento).
Concluídas as amostras das primeiras casas (que serão levantadas em local de fácil acesso aos visitantes), será possível apresentar o resultado para potenciais investidores, que queiram contribuir com os recursos necessários para a edificação das vilas.
Construção sustentável
A equipe geral da infraestrutura foi dividida em duas partes, sendo um grupo responsável pela construção das casas, desenvolvimento de todo o sistema ecológico de energia, utilização dos recursos naturais e descarte de resíduos.
O outro grupo ficará responsável por projetar os equipamentos maiores (de acesso ao público), a serviço da coletividade oferecida na Cidade Rahamim (como anfiteatro, praças, espaço para educação, para saúde, entre outros).
Ajude-nos a construir esse futuro!
Secretaria: (+55) 15 9 9113 8674 – Amanda Assis
Central de Atendimento: (+55) 11 9 7149 5923
Email: cidaderahamim@misericordia.com.br
0 Comments