Aliança leva esperança às ruas de São Paulo
A Semana Santa foi diferente em séculos de Igreja. Paróquias e templos fechados, Missas sendo transmitidas pelas redes sociais. Em meio à pandemia, católicos de todo o mundo permaneceram em suas casas para evitar o contágio, mas o coração estava firme na vivencia dos santos mistérios.
Semana Santa nas ruas
A Aliança de Misericórdia foi impulsionada a levar um pouco da alegria desta Páscoa pelas ruas, começando pelo Domingo de Ramos (5/04).
Pe. João Henrique, pe. Evandro e o diácono Lincoln conduziram uma carreata com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do Parque de Taipas, zona Noroeste de São Paulo/SP, nas proximidades do Botuquara.
“Nesse isolamento social também não podemos não levar a Igreja nas ruas e, quando o povo não consegue ir para a igreja é necessário que, com a criatividade do Espírito Santo e a prudência humana necessária no respeito das leis, possamos levar a Igreja para o povo.
Assim nasceu a ideia de levar Jesus Sacramento no dia dos Ramos, pedindo ao povo que colocasse ramos nas janelas aqui em Taipas. Foi um momento muito lindo!” Disse Padre João Henrique.
O Santíssimo foi recebido com grande alegria pelos moradores que, da janela faziam suas preces.
Já na Sexta-Feira da Paixão (10/04), o lugar escolhido foi as ruas do centro de São Paulo. A Cruz de Cristo foi carregada ao longo de aproximadamente duas horas e acolhida pelos moradores de rua com devoção. A carreata com a Cruz percorreu os principais pontos do Centro como o Vale do Anhangabaú, Praça da Sé e Pátio do Colégio.
Além dos padres, junto a outros missionários da Aliança, contamos também com a presença de Dom Eduardo Vieira, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.
Celebrando o Tríduo
No Domingo da Ressurreição (12/04), a alegria foi completa! De cima de uma caminhonete a cruz voltou, mas desta vez com os tecidos dourados lembrando que Jesus está vivo e glorioso. Neste mesmo dia pe. João Henrique e pe. Antonello completaram 38 anos de sacerdócio.
Diversos carros se juntaram ao longo do percurso, tornando este momento ainda mais emocionante. E como gesto simbólico, uma oração especial foi dirigida aos policiais militares que fizeram a segurança do evento, estendendo essa bênção a todos os demais profissionais que estiveram trabalhando neste dia e estão à frente nesse tempo de pandemia.
Todos esses eventos foram transmitidos pelas redes sociais da Aliança e este último teve a participação da Comunidade Católica Colo de Deus.
“[Foi] uma Semana Santa de menos ritos e de mais entrega dos corações; de menos presença na igreja e de mais presença da Igreja nos lares; de menos oportunidade de comungar com Jesus na Eucaristia, mas com oportunidade única de comungar com Cristo espiritualmente (…)
Foi maravilhoso no Domingo de Páscoa poder ver tantos carros que acompanhavam o nosso caminhão buzinando e fazendo festa; tantas pessoas nas janelas dos prédios movendo os braços, agitavam panos brancos. Chorando e agradecendo pela presença de uma Igreja em saída” completou pe. João Henrique.
Continue acompanhando e participando conosco das atividades por meio das Redes Sociais:
0 Comments