São João Paulo II e a CIA de Arte da Aliança
Especialmente hoje, 22 de outubro, festa de São João Paulo II, começa mais um projeto de evangelização na Aliança de Misericórdia: a Companhia de Artes.
Realização de um sonho
Este sonho se tornou realidade pela iniciativa de alguns membros do Movimento que sempre trouxeram no coração o desejo de dedicarem-se de forma mais intensa a arte, uma expressão que é um valoroso instrumento na evangelização e parte integrante do carisma Aliança de Misericórdia.
Missão da CIA
A missão da CIA é revelar ao mundo, por meio da arte, a beleza, a harmonia e a ternura que brotam do coração de Deus, proporcionando o encontro do homem com Sua misericórdia que liberta e salva.
São João Paulo II e as artes
Em 1999, foi publicada a “Carta do Papa João Paulo II aos Artistas”, que tem por tema a frase do livro do Gênesis: “Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa” (Gn. 1, 31).
Ao destinar a carta, São João Paulo II que também foi artista, escreveu “a todos aqueles que apaixonadamente procuram novas epifanias da beleza para oferecê-las ao mundo como criação artística”.
A Igreja precisa da Arte?
Esse questionamento é respondido pelo santo pontífice em sua carta:
“(…) a Igreja tem necessidade da arte. Pode-se dizer também que a arte precisa da Igreja? A pergunta pode parecer provocatória. Mas, se for compreendida no seu reto sentido, obedece a uma motivação legítima e profunda. Na realidade, o artista vive sempre à procura do sentido mais íntimo das coisas; toda a sua preocupação é conseguir exprimir o mundo do inefável. Como não ver então a grande fonte de inspiração que pode ser, para ele, esta espécie de pátria da alma que é a religião? Não é porventura no âmbito religioso que se colocam as questões pessoais mais importantes e se procuram as respostas existenciais definitivas?”.
Leia a carta na íntegra, clicando aqui!
Que São João Paulo II, nosso patrono e intercessor, nos ajude sempre a nos mantermos focados no fim último desse projeto que é a evangelização.
“Que a vossa arte contribua para a consolidação duma beleza autêntica que, como revérbero do Espírito de Deus, transfigure a matéria, abrindo os ânimos ao sentido do eterno!”, desejou João Paulo II aos artistas.
Saiba mais sobre a Companhia de Artes: fb.com/ciadeartes.aliancademisericordia
0 Comments