Encontro das fraternidades da Europa

Retiro contou com a presença do bispo Dom José Ornelas para celebração da Santa Missa e momento de convívio entre os membros do Movimento.

Entre os dias 4 e 10 de Setembro, os missionários da Aliança de Misericórdia que estão em missão em 4 países da Europa estiveram reunidos em Portugal para um encontro formativo. Anualmente há essa reunião e tem sua realização intercalada entre os lugares onde estão em missão. O encontro contou com a presença de Dom José Ornelas, bispo de Setubal/Portugal e do padre Serafim Reis (Diretor espiritual do seminário da Diocese da Guarda).

Pe. Serafim do seminário de Braga com os missionários da Aliança
Aliança Portugal/ Pe. Serafim ao centro.

 

Este ano estiveram reunidos 30 missionários, dentre eles os padres Antonello Cadeddu e João Henrique, fundadores da Aliança de Misericórdia; padre Custódio, atual presidente do Movimento, e a consagrada Ludmila Teles, membro do Conselho Geral. O objetivo do encontro é fortalecer a unidade dentro do Carisma, testemunhar as graças recebidas durante as evangelizações e viver momentos de oração e partilhas entre os membros.

 

Missionários num momento de animação
Aliança Portugal/ Momento de animação.

 

Para a formação espiritual, o padre Serafim foi convidado a contribuir com seus ensinamentos, falando sobre a espiritualidade de base. Completando as participações ilustres, Dom José Ornelas também aceitou o convite do Movimento para presidir a celebração da Santa Missa e conviver com os missionários. Aproveitando a oportunidade de estarem em terras marianas, os membros também estiveram em Fátima para consagrar a Aliança à Virgem Maria.

 

Missionários em frente à basílica de Fátima
Aliança Portugal. Ao fundo, o local das aparições de Nossa Senhora e a Basílica de Fátima.

 

No domingo, 10, a santa Missa de encerramento do encontro foi aberta também aos amigos e fieis ao redor da Quinta do Álamo (local onde aconteceu o encontro), sendo também o envio dos missionários às suas respectivas missões (Polônia, Bélgica e Itália). Depois desses dias, eles voltaram abastecidos espiritualmente e enriquecidos pela Palavra, comunhão e acolhida do povo português que, carinhosamente e de diversas maneiras, contribuiu para a realização desse encontro formativo.

 

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password